Temas de Dança

O site TEMAS DE DANÇA torna visível e acessível a pesquisa do projeto REESTRUTURANDO HISTÓRIAS DA DANÇA cujo recorte é a dança européia, norte-americana e brasileira a partir dos anos 60. Formalmente desde julho de 2012, o grupo de pesquisa, a partir de leituras e análise de vídeos, vem elaborando critérios que auxiliem a pesquisa em dança, mais especificamente, as relações entre pensamento, história, dança e corpo. A idéia é possibilitar tanto aos profissionais quanto aos estudiosos da dança um arsenal teórico e prático que contribua para a formação, produção e difusão em dança.

A necessidade de aprofundamento da pesquisa, teórica e prática, se afirma pela importância de disponibilizar, online, material textual e iconográfico que atenda às especificidades da dança enquanto arte cênica, dependendo da atualização no corpo do material pesquisado.  Nesse sentido, a pesquisa procurará sempre levar em conta a especificidade da relação entre dança e história, sua temporalidade própria, fazendo com que a pesquisa prática – investigando técnicas corporais criadas pelos artistas estudados – tenha a mesma importância da pesquisa teórica.

Ações do grupo de pesquisa:

- Aglutinar pesquisadores da área de História da Dança, possibilitando a troca, a atualização e o aprofundamento das questões pertinentes à esse campo de estudo. O grupo de pesquisa realizará dois encontros semanais.

- Adquirir material bibliográfico e audio-visual que serão destinados à Biblioteca da Escola Angel Vianna. A bibliografia se comporá tanto de publicações relativas à dança no Brasil e no Exterior quanto de publicações relevantes na área de História Brasileira e Mundial (do período compreendido pela pesquisa) e Filosofia (com ênfase na relação entre corpo e pensamento).

- Pesquisar fontes primárias (entrevistas, programas de espetáculos, registros audiovisuais) sobre a produção artística em dança no Brasil, no período compreendido pela pesquisa, assim como a reunião e leitura de material bibliográfico já publicado a esse respeito. Nessa tarefa contaremos com o apoio de uma assistente de pesquisa  uma estudante de graduação em dança.

- Realizar de cursos teórico e prático de iniciação e capacitação em História da Dança no CCO.

- Publicação online.  Com artigos produzidos pelas pesquisadoras e por outros pesquisadores convidados.

CONTRAPARTIDA DO PROJETO

O projeto REESTRUTURANDO HISTÓRIAS DA DANÇA realizou contrapartida que multiplica o alcance da pesquisa não só publicando seus resultados online, por meio deste site, mas também ajudando a formar um arquivo material, através de doação de livros para futuras pesquisas em lugar estratégico e de fácil acesso ao público interessado (Bliblioteca da Faculdade Angel Vianna e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro). Além disso, como maneira de compartilhar dos resultados e metodologias desenvolvidas pela pesquisa, o projeto realizou um curso gratuito  no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro destinado não só aos pesquisadores e artistas mas a qualquer público que se interesse.