Quem Somos

Flavia Meireles coordenadora e pesquisadora | Mariana Patrício coordenadora e pesquisadora | Ana Kiffer pesquisadora| Laura Samy pesquisadora | Babi Fontana diretora de produção | Ana de Souza Dantas produtora executiva | Giselle Ruiz pesquisadora 2012/2013 | Sofia Caesar assistente de pesquisa 2012/2013/2014 | Jaqueline Tasma assistente de pesquisa 2015

Flavia Meireles é artista, mestre em Artes Visuais na EBA/UFRJ e pesquisa o corpo e a dança em experimentação. Cria seus próprios trabalhos (Trabalho para Comer – FADA 2012, Sem nome, todos os usos – Prêmio Klauss Vianna 2008) e colaborou artisticamente com Paulo Caldas, João Saldanha, Marcela Levi, Gustavo Ciríaco entre outros. Esteve como artista-residente no Centre International des Récollets (Paris, 2010). Produziu os eventos “Uma noite com Yvonne Rainer e amigos” (2009), ABI PENSA A DANÇA (2011), Práticas do comum (2011) e Ciclo de Encontros: a Dança Carioca no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2012). Coordena o grupo de pesquisa Temas de Dança (FADA 2011 e Fomento à Cultura Carioca 2013).

6

Mariana Patrício é historiadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  É doutora pelo Programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade, na mesma universidade com estágio doutoral na Université Paris 7. Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo no CCE da PUC-RIO. Coordena e compõe o grupo de pesquisa Temas de dança em parceria com Flavia Meireles, e Ana Paula Kiffer. É co-autora do livro Veredas Argentinas: ensaios à margem da literatura (7Letras, 2009). Em 2012 co-assinou a dramaturgia do espetáculo Trabalho para Comer em parceria com Flavia Meireles.

Historiografia

Ana Kiffer é professora do programa de pós-graduação em literatura cultura e contemporaneidade da Puc-rio. Foi diretora do College International de Philosophie em Paris (2007-2013). Autora de Antonin Artaud uma poética do pensamento (2003). Anacronismos (2011). Experiência e Arte contemporânea (2012) e de inúmeros artigos que tem como vértice principal sua pesquisa em torno das relações entre o corpo e a escrita.

Estratégias de criação

Sofia Caesar é artista, graduada em dança contemporânea pela Faculdade Angel Vianna. Cursou desenho industrial na ESDI, UERJ. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Programa de Aprofundamento. Cursa mestrado em artes no Sandberg Institute em Amsterdam. Exposições recentes: Transperformance 2 (Oi Futuro, 2012, RJ) ROAD/Material Bruto (Dança no Andar
 de Cima, 2012, Fortaleza, CE) Exposição- ocupação-apresentação ROAD(CCBNB, 2012, Fortaleza- CE) Novíssimos (Galeria Ibeu, 2012, Rio de Janeiro, RJ) Prêmio EDP das Artes (Instituto Tomie Ohtake, 2012, SP) 63° Salão de Abril (2012, Fortaleza – CE) Abre Alas 8 (A Gentil Carioca, 2012, RJ)

Critérios

Bárbara Fontana é artista cênica e produtora. Bacharel em Comunicação Social (2009), estudou dança-teatro na Università Degli Studi Roma Tre (2002) e Artes do Corpo na PUC-SP (2003). Em 2010, iniciou sua investigação sobre silêncio e voz na cena, no Instituto de Artes da Unicamp, com os professores Cassiano Quilici e Mario Santana. Estudou voz com Julia Valey, integrante do Odin Teatret, interpretação para cinema com Fátima Toledo, viewpoints e método Suzuki com Donnie Mather e interpretação e expressão vocal com Maria do Carmo Bauer. Como intérprete e criadora, trabalhou no teatro, dança e cinema com os diretores Chico Cabrera, Paula Goldman, Vladimir Capella, Ariel Moshe, Fátima Toledo. Por 4 anos, esteve à frente da produção do programa Café Filosófico (TV Cultura/SP), da CPFL Cultura, e hoje atua como produtora autônoma e intérprete em projetos de dança, teatro e artes plásticas – no Rio de Janeiro e em São Paulo.