– O que significa reestruturar histórias da dança? ( Não poderíamos ignorar essa questão!)
– Levantamento bibliográfico: Laurence louppe, Bia Cerbino (artigo trazendo questões sobre microhistória, entre outras)
– Estratégias de criação? – – – expressão cunhada por Flávia, o que quer dizer?
– Realizar recortes a partir da história (empatia, empatia cinestésica, antropofagia …)
– Critérios para escolher os recortes: Brasil (ou América Latina?), Estados Unidos e Europa. Dança branca, Dança cênica.
– Recorte de associação poética, recorte EMPATIA – “Choreographing empathy”- Susan Foster (capítulo sobre empatia).
– Tarefa para o grupo: Ouvir fala de Fred Coelho – A busca por um modo próprio de elaborar as questões
– Visitas às nossas bibliotecas individuais;
– Fios condutores da nossas próprias histórias
– Quais criadores pesquisar?
– Sites: TED, cargo, tumblr
1 – lições de dança 5 – “História da dança: considerações sobre uma questão sensível”, de Bia Cerbino
2 – Ramsay Burt: Introdução
3 – Peggy Phelan
4 – Laurence Louppe: Introdução
5 – Susan Foster – “Choreographing empaty”: introdução e capítulo sobre empatia (cap. 3)
6 – Ramsay Burt: artigo “Empathy and Similarity: Rainer and Spinosa”. conferência apresentada no evento “Dança e Filosofia”, Espaço Sesc, Rio de Janeiro: 2004.
01/08/20012 – Entrevista com Patrícia Hoffbauer, bailarina e coreógrafa carioca residente em Nova York, integrante da atual companhia de dança de Yvonne Rainer. Professora de Dança no Hunter College e na Princeton University, ambos em Nova York.
– Escrita do texto de apresentação da pesquisa
– Discussão e início da elaboração do site do grupo de pesquisa
– Parceria com a Videoteca do Panorama Festival: Seleção do material realizada na sede do Panorama; em seguida asstistimos aos dvds copiados do acervo, acompanhando com avaliações críticas pelo grupo de pesquisa:
1 – Cristina Moura: “I was born to die”
2 – Andrea Bardawil: “O tempo da paixão ou o desejo é um lago azul”
3 – Marta Soares : “Um corpo que não aguenta mais”
4 – Dudude Hermann: Benvinda Cia de Dança – “Maria de Lourdes”
5 – Mariana Muniz: “Rimas do corpo”
6 – Michel Groissman: “Porta das mãos”
7 – Andrea Bardawil: “Os tempos”
8 – Graciela Figueroa: “Esta bajando”
9 – Hulda Bittencourt: “Figuras da dança”
10 – Luís Arrieta: “Figuras da dança”
11 – Ruth Rachou: “Figuras da dança”
12 – Sônia Motta: “Figuras da dança”
13 – Denise Stutz: “Uma vida em dança” (tese de Lilian F. Vilela)
– Levantamento bibliográfico realizado por Sofia Caesar na Escola Angel Vianna e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro;
– Inclusão, no levantamento bibliográfico, de periódicos online.
– 10/09: Entrevista com Cláudia Damásio (vídeo e áudio)
1 – Miwon Kwon – “O lugar errado”,
2 – Giorgio Agamben – “Le geste et la danse”,
3 – Visita à biblioteca da Mariana: Frédéric Pouillaude – “D’une graphie que ne dit rien”; “A dança e a ausência da obra”; “Cena e contemporaneidade”
4 – Jacques Rancière – “Partilha do sensível” e “A revolução estética e seus resultados”
6 – Eleonora Fabião “Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea”
– Levantamento de bibliografia de dança sugerida para parceria com a Livraria Blooks;
– Palestra de Julie Perrin e Jacques Rancière (IFCS – RJ)
– Redação e envio de artigo para a Revista de Dança da UFBA
– O grupo inicia um questionamento sobre novas construções fora do eixo Europa e Estados Unidos, assistindo ao vídeo: Boaventura Souza Santos – “Epistemologias do Sul”
1 – Hans Ulrich Gumbrecht “Graciosidade e jogo: porque não é preciso entender a dança” (discussão crítica do texto em questão)
2 – Visita à biblioteca da Giselle: leitura de “Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social”, de Boaventura Souza Santos
– Inclusão do material em DVD da artista Andréa Jabor:
1) Arquitetura do Samba
2) Arquitetura do movimento (2)
3) Arquitetura móvel
4) i-eu
5) Sala de estar: as cinco peles do samba
6) As matrizes do samba carioca: A dança do mestre-sala e porta- bandeira
7) As matrizes do samba carioca: Samba do Partido Alto
8) As matrizes do samba carioca: Samba de Terreiro
– Entrevista com Thereza Rocha
– Elaboração de textos para o site do grupo de pesquisa
– Reunião para revisão e reescrita do texto para a Revista de Dança da UFBA
– Elaboração do curso para o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (3 encontros)
– Curso no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro apresentado, em trës dias, conteúdo, questões e alguns resultados da pesquisa realizada
– Reunião de avaliação da pesquisa e discussão do projeto de elaboração e lançamento do site “Temas de Dança”